• Home >
  • Blog >
  • Evite o desperdício de franquia

Evite o desperdício de franquia

franquia

Navegar na internet traz sempre muitas facilidades, mas é preciso estar atento na hora de abrir o computador e acessar seus sites e aplicativos favoritos. Neste post, você confere dicas simples e muito valiosas para proteger sua rede e economizar os dados da franquia.

Vamos pensar que o modem é a casa de sua internet. As janelas dessa casa são o sinal de wi-fi, e as saídas de cabos de Ethernet são as portas: se você os mantém protegidos, tudo fica  seguro. Antes de começarmos, lembre-se de conectar apenas aparelhos confiáveis nas portas do modem e de proteger o wi-fi com uma senha segura.

Cada site, portal ou aplicativo que necessita acesso à internet consome um certo volume de dados, que são deduzidos da franquia. A maioria dos sites, aplicativos e aparelhos são simples, ou seja, normalmente não necessitam de uma grande quantidade de dados para funcionar. Porém, alguns outros são grandes vilões do consumo de dados.

Sites e aplicativos que reproduzem vídeos automaticamente

Você provavelmente já abriu uma rede social ou site e viu algum vídeo começar a reproduzir automaticamente, sem você acionar o botão ‘play’. Isso acontece porque alguns sites possuem essa funcionalidade, que acaba consumindo dados em excesso, mesmo que você não queira. O lado positivo disso é que você pode desativar a reprodução automática, evitando a perda de dados com conteúdo que talvez não lhe interesse.
Sites com grande quantidade de conteúdo multimídia

Esses portais são os grandes consumidores de dados. Isso porque vídeos, áudios e fotos em alta qualidade exigem uma quantidade enorme de dados para serem reproduzidos. Os sites de filmes e vídeos por assinatura que funcionam via streaming também funcionam dessa forma e, por este motivo, ambos devem ser utilizados conscientemente.

Atualizações automáticas
Manter o computador e os aplicativos atualizados é muito importante. Atualizações menores, solicitadas com alta frequência, podem ser evitadas. Os sistemas Windows 8 e 10, por exemplo, sempre solicitam novas atualizações, e, muitas vezes, ainda utilizam seu computador para enviar dados dessa natureza a outros dispositivos. O ideal é desativar todas as atualizações automáticas de sistema e aplicativos e, quando necessário, fazer o download dessas melhorias manualmente, durante o horário da franquia extra do seu plano.

Internet das coisas
A algum tempo atrás, a Internet das Coisas era o futuro. Hoje, esse futuro está mais presente do que nunca, principalmente no agronegócio e em grandes centros urbanos. Em pequena escala, o conceito é aplicável a casas conectadas: com a Internet das Coisas, é possível ligar eletrodomésticos, Smart TVs e até mesmo o sistema de iluminação, tudo via rede. Toda essa tecnologia,  exige uma quantidade de dados bastante alta. Se você deseja ter uma casa conectada, é necessário possuir equipamentos inteligentes, capazes de gerir o consumo e evitar o desperdício de banda.

Para finalizar, você também pode baixar o aplicativo “HughesNet - Área do Assinante” diretamente no seu celular Android ou iPhone. Com ele, você consegue consultar a franquia consumida e, assim, planejar o uso de internet para o restante do período. Com essas precauções simples e apenas alguns ajustes, é possível navegar com muita tranquilidade e permanecer conectado. 
 

Receba nossas novidades e ofertas exclusivas